Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou simplesmente TDAH é um transtorno neurológico, com forte componente genético, cujos sintomas começam na infância e, frequentemente, persistem por toda a vida.

 

Os sintomas do TDAH são desatenção, hiperatividade e impulsividade. A intensidade desses sintomas varia de pessoa para pessoa. Algumas têm os três sintomas associados, enquanto outras são predominantemente desatentas ou predominantemente hiperativas-impulsivas.

 

O TDAH é um dos distúrbios neurocomportamentais mais frequentes nas crianças e adolescentes e pode levar a problemas na interação social e/ou no desempenho acadêmico.  Estima-se que cerca entre 3% e 5% das crianças tenham TDAH no Brasil.

 

Embora ainda não se conheça a etiologia exata do TDAH, existem algumas evidências de que haja uma disfunção no córtex pré-frontal, no núcleo caudado e no cerebelo, que ocasionam dificuldade no processamento cognitivo, na atenção, no planejamento motor e na velocidade de processamento. Alguns estudos mostraram que existe um amadurecimento mais lento do córtex pré-frontal e uma diminuição na densidade de receptores dos neurotransmissores para dopamina e noradrenalina.

 

Não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que confirme o diagnóstico de TDAH. O diagnóstico é clínico e baseado nas diretrizes estabelecidas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-V).

 

Os sintomas de desatenção são:

  • Deixar de prestar atenção em detalhes e cometer erros por descuido em atividades escolares, no trabalho, ou em outras atividades.
  • Ter dificuldade para manter a atenção em tarefas ou jogos.
  • Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra.
  • Ter dificuldade para organizar tarefas e atividades.
  • Evitar, antipatizar ou relutar em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante, como tarefas escolares ou deveres de casa.
  • Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades, por exemplo, brinquedos, lápis, livros.
  • Distrair-se com estímulos alheios à tarefa.
  • Apresentar esquecimento nas atividades diárias.

 

Os sintomas de hiperatividade e impulsividade são:

  • Agitar as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira
  • Abandonar sua cadeira na sala de aula ou em outras situações em que deveria permanecer sentado.
  • Correr ou escalar objetos e móveis, de forma não apropriada. Em adolescentes e adultos pode se limitar a uma sensação subjetiva de inquietação.
  • Estar “a mil” ou agir como se estivesse “a todo vapor”
  • Falar demasiadamente
  • Dar respostas precipitadas antes de ouvir a pergunta inteira.
  • Ter dificuldade para esperar a sua vez.
  • Interromper ou se intrometer em assuntos dos outros, como conversas ou brincadeiras de outras pessoas.

 

Para ser concluído o diagnóstico, pelo menos 6 desses sintomas de desatenção e/ou 6 de hiperatividade devem:

  • Acontecer frequentemente;
  • Persistir por mais de 6 meses;
  • Estar presentes em múltiplos contextos;
  • Ocasionar algum grau de comprometimento funcional.

 

Algumas comorbidades podem estar presentes nos pacientes com TDAH como transtorno de aprendizagem, transtorno de desafio e oposição; transtornos de conduta, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, tiques e abuso de drogas e álcool.

 

O tratamento é feito com terapia, medicamento ou a combinação de ambos.

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O INISP foi formado a partir do CEPISP (Centro de Epilepsia de São Paulo). O CEPISP foi criado em 1998, por neurologistas especialistas em epilepsia. Desde então, os seus profissionais vêm se dedicando e se aprimoramento para um atendimento de excelência em epilepsia.

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