Acessibilidade, inclusão e anticapacitismo. Direito ou dever?

Acessibilidade, inclusão e anticapacitismo. Direito ou dever?

Escrito por: Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada (CRM/SP 90419).

O capacitismo é toda forma de preconceito que acontece associada a uma pessoa com deficiência. A crença do capacitismo é alimentada toda vez que se limita a acreditar que a deficiência é um empecilho determinante para a independência, realização de tarefas cotidianas, inserção no mercado de trabalho, entre outros.

Somos todos diferentes e podemos construir um mundo mais igualitário. O preconceito com pessoas com deficiência e a desigualdade deve ser uma luta de todos nós. É um dever de todos e não apenas de pessoas ou familiares que tem algum tipo de deficiência. Somos todos cidadãos!

A luta também ultrapassa as barreiras físicas. Temos que lutar contra o preconceito de que as pessoas com deficiência não podem se divertir, ir à escola ou trabalhar. Já avançamos muito, mas ainda precisamos da ajuda de todos. O trabalho é constante. 

Que tal mudarmos com atitudes mais inclusivas e anticapacitistas a partir de hoje?

1. Troque o termo “deficiente ou pessoa com necessidades especiais” por: pessoa com deficiência (PCD); 

2. Lembre-se que a deficiência não tem cara. “Ele nem parece que é deficiente” é uma frase que deve ser evitada. Toda deficiência, seja motora, intelectual, visual, deve ser encarada com respeito;

3. A deficiência não precisa ser encarada como algo triste. Retire esta frase do seu repertório: “Ele é deficiente, mas é feliz”. Sim, as PCD precisam de mais apoio, mas isso não é sinônimo de tristeza. As barreiras do preconceito, isso sim, trazem infelicidade;

4. A acessibilidade não é um favor, mas um direito das pessoas com deficiência. Foi a algum lugar não acessível, ensine como torná-lo acessível;

5. Quando for ajudar uma pessoa com deficiência pergunte se precisa de sua ajuda. Se ela não souber responder, pergunte para o acompanhante;

6. Não infantilize a pessoa com deficiência. Esse é um conceito errôneo achando que essas pessoas têm idade inferior ao que apresentam. Algumas pessoas têm comportamentos infantis para idade? Sim, mas nem todas;

7. Não associe a deficiência com incapacidade. As deficiências são de diferentes tipos e de vários graus. Pode limitá-la em muitos aspectos, mas isso não é empecilho para conquistar muitos espaços. Nós podemos ser protagonistas disso dando oportunidades a todos, pessoas com e sem deficiência;

8. A escola é um local de aprendizado tanto para pessoa com e sem deficiência. Lá aprendemos o respeito com o próximo e ajustar às suas necessidades e potencialidades;

9. A família é muito importante para todas as pessoas com deficiência. Você, ajudando a família, estará indiretamente ajudando a pessoa com deficiência. A família é o elo de respeito, amor, confiança, apoio;

10. ENSINE, ENSINE E ENSINE. Só assim construiremos uma sociedade mais justa e inclusiva.

A sociedade inclusiva depende de pequenos passos. E você? Qual será o seu próximo passo?