Avaliação do Neurodesenvolvimento Infantil

Desenvolvimento é a capacidade da criança realizar funções cada vez mais  complexas; traduz maturação e diferenciação celular. O desenvolvimento infantil é o resultado da interação entre fatores genéticos, biológicos e ambientais.

 

Intervenções realizadas no ambiente domiciliar e escolar em cada fase do ciclo de vida da criança poderão definir diferentes competências por toda sua vida.

 

Alguns conceitos importantes sobre o desenvolvimento:

  • Ocorre no sentido da cabeça para os pés;
  • Da parte posterior do cérebro para a anterior;
  • Do geral para o específico;
  • Do menos complexo para o mais complexo.

 

Existem escalas de triagem na detecção de atraso no desenvolvimento infantil, como a Escala de Denver, desenvolvida na Universidade de Colorado em Denver, em 1967, para ser aplicada em crianças de até 6 anos de idade.

 

Os objetivos da aplicação da Escala de Denver são:

  • Screening em crianças assintomáticas para identificar possíveis problemas no desenvolvimento;
  • Monitorização para crianças de risco para alterações no desenvolvimento (prematuros, por exemplo).

 

A Escala de Denver II está estruturada para avaliar os seguintes aspectos:

  • Pessoal-social (como a criança se relaciona com os outros e consigo mesma);
  • Motor grosseiro (rolar, sentar, andar);
  • Motor adaptativo fino (pegar objetos com ambas as mão, manipulá-los);
  • Linguagem.

 

A Escala Bayley de desenvolvimento para bebês e crianças, desenvolvida por Nancy Bayley e colaboradores em 1933 e revisada em 1969, é reconhecida como um dos melhores instrumentos existentes para avaliar o desenvolvimento da criança.

 

A versão atual da Escala de Bayley avalia cinco domínios:

  • Cognição;
  • Linguagem (comunicação expressiva e receptiva);
  • Motor (grosso e fino);
  • Social-emocional;
  • Componente adaptativo.

 

Através da realização de testes com a criança e aplicação de questionários para os pais e cuidadores conseguimos avaliar o desenvolvimento infantil e detectar precocemente problemas ou atraso no desenvolvimento infantil. Dessa forma podemos planejar adequadamente a intervenção terapêutica, além de acompanhar a evolução das intervenções

 

O INISP oferece a avaliação completa do neurodesenvolvimento infantil para apoiar os médicos no planejamentos das intervenções, quando necessário.

Quem Somos

O INISP foi formado a partir do CEPISP (Centro de Epilepsia de São Paulo). O CEPISP foi criado em 1998, por neurologistas especialistas em epilepsia. Desde então, os seus profissionais vêm se dedicando e se aprimoramento para um atendimento de excelência em epilepsia.

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