Avaliação Fisiátrica

A Fisiatria é a especialidade médica que cuida da reabilitação de pacientes com pequenas ou grandes incapacidades.

 

Dentre os pacientes com grandes incapacidades, temos os pacientes neurológicos, ou seja, aqueles pacientes que foram acometidos por alguma patologia ou traumatismo em sistema nervoso central (cérebro ou medula espinal) e que ficaram com algum tipo de sequela. Como exemplo podemos citar a paralisia cerebral (PC), acidente vascular cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico (TCE), lesão medular, entre outros. A reabilitação neurológica deve começar por uma avaliação detalhada do paciente, das suas incapacidades e, principalmente de suas capacidades, pois somente assim é possível pensar no potencial de cada paciente. Também é importante detectar as comorbidades associadas e como elas podem interferir no processo de reabilitação.

 

Por conta das inúmeras comorbidades que podem estar presentes, é frequente que seja necessária a intervenção de várias especialidades médicas junto da equipe de reabilitação. Então, após avaliação minuciosa, de preferência junto da equipe interdisciplinar (fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, neuropsicologia), é possível traçar uma programação de tratamento, que deve ser individualizada para cada caso. Prescrição de medicamentos, órteses, equipamentos especiais, indicação de toxina botulínica e indicação de cirurgias podem fazer parte do processo.

 

Durante a reabilitação é muito importante que os profissionais estejam sempre em contato para manter entre si um bom alinhamento com relação aos objetivos daquele dado momento. O médico fisiatra, além das intervenções médicas para cada caso, pode ajudar a manter a equipe coesa, como um maestro que mantém a orquestra no tempo e compasso correto.

 

Dra. Gláucia Somensi de Oliveira Alonso

CRM/SP: 

 

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1994).

 

Residência em Medicina Física e Reabilitação pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998).

 

Observership program at Spaulding Rehabilitation Hospital – Harvard Medical School, Departament of Physical Medicine and Rehabilitation (2004).

 

Principles and Practice of Clinical Research – Harvard Medical School, Department of Continuing Education (2010).

 

Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (CEAHS) – Fundação Getúlio Vargas (2015).

 

Vínculo celetista formal com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) desde 1998 – atuação nas clínicas de Paralisia Cerebral e Lesões Encefálicas Infantis Adquiridas; tratamento da espasticidade com toxina botulínica e fenol.

Quem Somos

O INISP foi formado a partir do CEPISP (Centro de Epilepsia de São Paulo). O CEPISP foi criado em 1998, por neurologistas especialistas em epilepsia. Desde então, os seus profissionais vêm se dedicando e se aprimoramento para um atendimento de excelência em epilepsia.

Últimas Postagens
Contato