05 ago Quais as causas e sintomas da paralisia cerebral?
Você sabe quais as causas e sintomas de paralisia cerebral?
A paralisia cerebral é decorrente de uma lesão de alguma parte do cérebro, que levará a alteração motora e/ou de movimentos.
O termo “paralisia cerebral” é bastante antigo, desde 1841, difundido mundialmente, descrito inicialmente pelo médico (Dr. Little), que descreveu os primeiros casos. É também denominado como encefalopatia crônica não progressiva, para diferenciar de doenças que podem ter piora progressiva da alteração neurológica (como por ex. as doenças neurometabólicas, doenças genéticas, etc).
A etiologia (causa) da paralisia são várias: fatores do período perinatal (hipoglicemia, distúrbios hidroeletrolíticos, hemorragias, falta de oxigenação ou hipóxia cerebral) ou ainda congênitas como as malformações cerebrais. Em crianças prematuras, em que há uma fragilidade vascular e predisposição a vários fatores externos são mais propensas a lesões cerebrais.
O cérebro é formado por milhões de neurônios (células nervosas) e bastante complexo. Cada região corresponde a alguma função. Podemos dividir em regiões: lobo frontal, parietal, temporal e occipital. Quando há uma lesão em alguma destas regiões, antes ou após o nascimento, podemos levar a alteração motora e de movimentos, o que chamamos de “paralisia cerebral”.
Por conta do cruzamento das fibras motoras, o indivíduo que tem lesão no lado direito – acarreta alteração dos movimentos no lado esquerdo. Dependendo da extensão da lesão pode apresentar desde leves a graves sequelas.
Outras partes podem ser afetadas (como os gânglios da base, cerebelo e tronco cerebral), apresentando sintomas além da alteração de movimento, como a linguagem, memória, atenção, movimentos involuntários como distonias, coreias.
Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada
Neurologista e Neurofisiologista
CRM – 90419SP / RQE – 2325