07 abr Terapias cetogênicas em adultos
As terapias cetogênicas ainda são pouco utilizadas nos adultos, mas seu uso tem sido promissor no tratamento da epilepsia e outras doenças neurológicas. Cerca de 30% dos adultos com epilepsia, mesmo utilizando inúmeros fármacos antiepilépticos, ainda apresentam crises epilépticas e diversas dificuldades em atividades diárias como a carreira profissional e inserção social, afetando diretamente a qualidade de vida causando prejuizos e danos muitas vezes irreversíveis.
Neste ano, uma análise de 16 centros incluindo 338 pacientes adultos com epilepsia intratável descobriu que 13% ficaram livres de crises após o uso da dieta cetogênica, mais da metade tiveram pelo menos 50% de redução de crises e mais de 27% apresentaram melhora com redução inferior à 50%. Esse trabalho mostrou que 63% dos adultos tratados tiveram resposta significativa no controle de crises. Podemos considerar por este trabalho e outras evidências que pelo menos 50% dos adultos que tratam a epilepsia com as terapias cetogênicas apresentam melhora das crises e qualidade de vida.
É importante destacar que o uso da dieta cetogênica no tratamento de adultos pode ser mais flexível e dependendo do caso não é necessário o uso da dieta cetogênica clássica com 90% de gordura (proporção 4:1). A dieta cetogênica para adultos pode fornecer cerca de 70%-80% de gordura, ou seja proporção de 1:1 ou 2:1 por exemplo, e em alguns casos específicos ou quando há dificuldades de adesão pode-se utilizar a Dieta de Atkins Modificada (DAM).
A DAM é uma opção para os pacientes com baixa tolerância à DC como adultos, indivíduos que não necessitam de cetose tão elevada e indivíduos com erros inatos do metabolismo.
A diferença entre a DAM e a DC consiste no fato de a energia não ser restrita e os alimentos proteicos não serem controlados, ou seja, a quantidade de consumo é ilimitada, carnes, frango e ovos, por exemplos podem ser consumidos livremente. O controle da DAM é basicamente pela contagem de CHO, e estímulo a oferta de alimentos ricos em gorduras.
Em adultos, a oferta é iniciada com 15g/dia de CHO. Após um mês, pode-se aumentar para 20 a 30g/dia. Tal quantidade de CHO pode ser distribuída ao longo do dia ou em apenas uma refeição. Bebida alcoólica e açúcar de adição devem entrar nesta contagem.
Na DAM, não é necessário o uso de balança para pesagem de alimentos.
Veja abaixo tabela comparativa das terapias cetogênicas mais utilizadas.
*Proporção de Gorduras : Proporção de Carboidratos + Proteínas
Veja receitas que podem ser utilizadas na DAM
https://pt.atkins.com/inspira-te/receitas/
Para mais informações sobre o estudo com 338 adultos tratados com as terapias cetogênicas , clique no link
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29588983