Seu filho tem dificuldades na leitura?

dislexia

Seu filho tem dificuldades na leitura?

dislexia

Por: Vânia Muniz Nacle (fonoaudióloga – CRFa 2/7305), Dra. Christiane Cobas (neurologista infantil – CRM/SP 71369 e RQE 77.705)

Dada a importância da leitura como ferramenta necessária na nossa sociedade atual, quando nossa criança enfrenta dificuldades escolares ao se apropriar da leitura, é justificável certa apreensão. Muitas vezes pode ser difícil compreender como uma criança esperta e inteligente pode apresentar dificuldades, apesar dos esforços educacionais e do investimento de tempo e energia dos familiares.

Certas dificuldades de leitura ocorrem devido a um transtorno neurofisiológico chamado DISLEXIA.   Mas, nem toda dificuldade com a leitura é Dislexia. Este diagnóstico é feito por exclusão, ou seja, é necessário afastar outros problemas que possam interferir com a aprendizagem como: déficits sensoriais (visual e auditivo), déficits cognitivos (inteligência) e problemas com o percurso escolar (mudança, método).

Para esclarecer este diagnóstico não existem exames laboratoriais nem de imagem, sendo necessária avaliação clínica com profissionais das áreas da Fonoaudiologia, Neuropsicologia e Psicopedagogia por meio de testes específicos e avaliação multidisciplinar.

O diagnóstico não tem a intenção de criar um rótulo, mas é fundamental para traçar as diretrizes da intervenção, que visa minimizar o impacto na vida escolar e futura, orientar e amparar o indivíduo e possibilitar a escola fazer as adaptações curriculares necessárias.

Muito pode ser encontrado na web sobre este diagnóstico, porém é necessário cautela, visto que cada caso sofre variações de fatores como grau de severidade ou outros transtornos associados, sendo sempre necessários acompanhamento e orientação especializados.

A Equipe INISP está preparada para ajudar no diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios de aprendizado, inclusive a dislexia.