26 ago ADULTOS TAMBÉM TÊM TDAH? SERÁ QUE EU TENHO TDAH?
Adultos têm TDAH e também podem ser tratados.
Por: Dra. Luciana Midori Inuzuka Nakaharada (CRM/SP 90419), Dra. Christiane Cobas Pedreira (CRM/SP71369) e Melissa Dutra (acadêmica de medicina do quarto período, Centro Universitário São Lucas).
Quando falamos em TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), pensamos, no geral, em crianças. Isso se deve ao fato de que ele ocorre em 3% a 5% delas. TDAH é um transtorno neurobiológico, de origem genética, poligênica (não depende exatamente de um único gene) e, também tem influência de fatores ambientais.
No entanto, é válido lembrarmos que em mais da metade dos casos o TDAH acompanha o indivíduo até a vida adulta. Então, apesar de se tratar de um transtorno neurobiólogo que aparece na infância, há casos em que esse diagnóstico acontece apenas tardiamente. É comum um neurologista diagnosticar uma criança com TDAH e acabar identificando também em algum familiar (o pai, a mãe ou tios) ou conhecidos. Com isso, fica o questionamento, será que eu tenho TDAH? E você?
Como o objetivo é trazer, de forma simples, o TDAH, sobretudo em adultos, vamos nos lembrar da nossa infância, certo? Provavelmente, se você tem pelo menos 20 anos você deve se lembrar do Ursinho Pooh e sua turma. Mas, o que isso tem a ver com o TDAH? Bom, um estudo, realizado por pesquisadores, da Universidade de Ave, no Canadá, encontraram indícios de que os personagens do desenho animado protagonizado por Pooh representam diversos transtornos mentais, dentre eles, o TDAH. Com isso, vamos nos lembrar um pouquinho de como era a personalidade e o comportamento de Pooh e de seu amigo, Tigrão, em especial.
Então, comecemos por Pooh que possuía uma grande dificuldade de manter-se atento e focado, além de ter pensamentos dispersos e uma memória de curto prazo bastante falha, esses são sintomas clássicos do TDAH.
Já Tigrão é extremamente hiperativo e impulsivo, características que também são comuns no diagnóstico de TDAH. No entanto, neste caso, a hiperatividade motora está proeminente, o que é mais comum em crianças. Nos adultos, esse sintoma se mostra como inquietude interna, comumente fazem várias atividades ao mesmo tempo, tendo, porém, dificuldade em finalizá-las.
Ficou curioso ou se identificou com algum dos personagens? A Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) disponibiliza um questionário que pode indicar se você se enquadra nesses critérios e se pode ter TDAH.
Porém, é importante lembrar, que esse pode ser um passo para o diagnóstico, a confirmação só é dada pelo médico especializado, seja ele psiquiatra e/ou neurologista.
Então, se após essa leitura você acredita que possa ter TDAH? Que tal procurar um dos especialistas?
O questionário ASRS-18 foi desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada no Brasil. O questionário é somente um ponto de partida para o levantamento de alguns possíveis sintomas do TDAH e muitas outros transtornos podem ocorrer como comorbidade ou como diagnósticos diferenciais.
Link de acesso ao questionário ASRS18 (desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde) .
Esta é a versão validada no Brasil: https://tdah.org.br/diagnostico-adultos/